8 de nov. de 2008

Migracao


Sábado passado fiz um passei delicioso. Além de visitar uma biblioteca, comer um dos melhores döners kebabs de Berlim e aproveitar o sol "quente" e o céu azul, já raros nessa época do ano, conheci melhor uma das regioes da cidade que mais concentra galerias. Uns pedacinhos calmos de rua no bairro Mitte, entre cafés, brechós e lojas de sapatos incriveis, bem no coracao da capital onde o muro passou exatamente em cima. Uma galeria atrás da outra. Entramos em tantas que até perdi a conta. Trabalhos em vidro, cobre, madeira, fotografias, quadros minis e gigantes. A cada esquina com um conceito diferente. E quando dei de cara com uma revistaria especializada em edicoes de arte, com publicacoes do mundo inteiro, pensei com uma alegria infantil e um sorriso escapado: é! Berlin é mesmo especial!


A exposicao Umbra Sumus da artista plástica sul africana Liz Crossley falava sobre migracao. Me sinto assim toda vez que saio na rua. Minha pele, meu cabelo, minha sobrancelha nao deixam dúvida. Ando praticamente com uma placa na testa escrito: Imigrante! Acho que por isso essa foi a exposicao que mais conversou comigo. O movimento está em todas as suas pecas... e gosto disso.


"... I have made a number of different series of drawings of people walking, running, moving, swimming, even crawling. The basis of life: Not only people, animals and birds, but plants too move to the places wich help them survive better (...) It seems to me that people have always moved and will always move. Very often the only way to survive is to flee..."

Nenhum comentário: