19 de ago. de 2011

Correspondencia

Mensagem da vó Tico:

Oi Fê querida, fico feliz em saber que suas férias tiveram um saldo positivo. O Gerson é uma gracinha; percebo que ele lhe faz bem. É isso que importa nos relacionamentos. Sinto muito não tê-la por aqui, não poder "pegar" em você. A distância judia muito dos velhos, nosso futuro é sempre muito incerto...não sei se estarei outras vezes com você. Você é uma neta muito querida, sua figura está sempre presente em mim. Sua ausência é uma das minhas grandes frustrações. Ainda bem que você está feliz! Estamos aguardando o casório da Bruna; depois lhe mandarei notícias. Beijos...muitos beijos da vovó Teresinha.


Resposta:

Oi minha avo. A vida tem seus movimentos, suas ondas, que as vezes nos levam longe. Faz parte dela e da nós e muitas vezes nao podemos evita-los, pois a correteza é forte. Voce, estou certa, conhece-os melhor do que eu. Acredito que seu primor esteja em descobrir quem somos e quem queremos nos tornar e que nisso incute-se a inevitável escolha de um caminho, essa liberdade, fardo inegavel na condicao daqueles que querem mais do que tudo ser e tornar-se. Essa é minha estranha sina que muitos nao parecem compreender. A mim, muitas vezes, também parece estranha. Mas a Alemanha, ou talvez nem ela, mas a simples saida do Brasil, trouxe-me horizontes necessários para uma alma inquieta e cheia de vontades. Antes de tudo, ter nascido carvalho raggi thome de souza, me trouxe liberdades raras à muita gente. Além da mordomia privilegiada, incomum em quase todo o mundo, ganhei amor, nocao de familia e uniao, de participacao e pertencimento, aconchego e porto seguro. Nao estou só, amém! Em seguida, sendo paulistana, ganhei o ir e vir que só as cidades grandes tem, e nas suas diferencas e suas diversidades as opcoes de caminho. Ser brasileira me deu a música e a poesia, que me ensinaram tanto sobre viver pelas maos e bocas de mestres que amo como único nacianalismo ainda de direito. E entao vieram os petiscos de mundo, oferecidos com tanta sabedoria por pais os quais gabo como mais um privilegio. E nesses pedacinhos de mundo, nessas vidas tao distintas da minha e entre em si, espalhadas pelo superficie da terra em outros tempos, climas, crencas, sonhos e morais, que percebi a fachada das fórmulas em que me colocaria se nao saisse do casulo. Nao me caberia outra hora melhor a partir e, por outro lado, ficar assim tao cedo estabelecida onde nasci, numa vida, aos meus olhos. tao pré fabricada por outros, era de uma liberdade demasiadamente mentirosa para mim. A minha partida, e com ela minha permanecia estrangeira, foram movimentos naturais de quem já nao cabia onde estava. Eu sabia das infindos leques de opcao na terra e, negar o mínimo que me chega, seria negar-me mim mesma. E esse preco, acreditande na unicidade da vida, eu jamais poderia pagar. Esse é o grande e único motivo da distancia. Escolher num estojo de lapis de cor aquerela ainda maior que o Brasil a cor - ou as cores - que melhor pudessem pintar aquilo que a cada momento significa a minha vida.

Devo ter lhe soando estremanete abstrata, mas quando se trata de alma, essa coisa tao impalpavel, deve-se tomar cuidado para deliniar-lhe linhas e lógicas. É quase como falar do tempo ou de deus. Inodoros, invisiveis, intocaveis, mas constantes, poderros e onipresentes.

Pela sua historia, a qual considero bela, forte e tomada por decisoes tao cheias de si, sei que me compreende.

Aliás, estou lendo Senhora, de José de Alencar. E amando, consumindo com ansia e sem poder frear. Já leu esse livro, vó? O que achou?

Te amo e sinto, assim como voce, sempre saudades. Esse preco alto dos que navegam.

Soube de um almoco hoje no pote, me conte depois como foi.

Beijos grande

Fe

5 comentários:

Linda Lacerda disse...

Meu Deus,estou embasbacada,extasiada,maravilhada! me deu vontade de chorar.Sua vida foi e é muito diferente,aliás,o oposto da minha,mas temos algo em comum:A suavidade das palavras transformadas em poesia,mesmo quando tratando de assuntos sérios.Você transforma uma carta numa poesia e isso é lindo! Também,tenho essa facilidade(modétia à parte) e gosto muito.A pergunta foi para sua vó, mas eu lí senhora.E ficava encantada coma união de Fernando com as suas irmãs, com a sua mãe...E também com a beleza de Aurélia e sem esquecer da decoração da linda casa...E de tudo o mais.mas nunca no céu fluminense havia despontado mais linda estrela,né? faz trinta anos que lí Senhora...Beijos e continue feliz.Estou tentando ser.Ah, tô te seguindo aqui...Prazer em conhecê-la...

Linda Lacerda disse...

esqueci o "s",-ou engoli - na palavra "modéstia".Desculpe!

A felicidade passou por aqui...Anápolis - GO disse...

Sempre navego a esmo, a partir do meu blog e não me canso de viajar por páginas, maravilhosas, como esta. Que delícia te ler, Flor de Liz. Tu és como um pássaro, e o mundo é o seu infinito. Felicidade, sempre!!!!

Silvio Tenório Cavalcante disse...

Muito bonito teu blog!! gosei!!

disse...

Voces sao tao bonitinhos!!!